|
|
|
Recomendação atualizada sobre Testes de Função Pulmonar e COVID-19
Embora muito aprendizado em relação à COVID-19 já tenha sido alcançado, enquanto a pandemia existir, a execução dos testes de função pulmonar será um desafio. Sempre vai existir a possibilidade de contaminação cruzada através dos equipamentos, salas de teste e áreas de espera poder resultar na transmissão viral para funcionários e outros pacientes.
A vacinação e os pacientes que já foram contaminados e seguem com alguma imunidade conferida trazem certa tranquilidade, que antes não havia. Em contrapartida, o surgimento de novas variantes do vírus mais transmissíveis ainda preocupa muito.
Nossa última recomendação no site, publicada em maio de 2020, ainda não havia sido atualizada porque está condicionada às fases que a pandemia pudesse se encontrar no local (cidade ou estado) do laboratório em questão. A partir daí cada sócio e serviços especializados em função pulmonar assumiram suas novas rotinas de cuidados e não houve relato de complicações maiores. Portanto, a presente recomendação não exclui a última, em detalhamento das orientações fundamentais....
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------